quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Comec promove - SEMINÁRIO INSTITUTO TRANSFORMA


Atenção Empresários de Castro e Região, o COMEC está promovendo dois dias de palestras com temas relacionados ao meio empresarial à luz da palavra de Deus, as palestras serão ministradas por Michael Baer dos EUA nos dias 12 e 13 de outubro na Igreja Batista. Uma ótima oportunidade pra você e seu negócio!

Faça sua inscrição agora!
Informações pelos telefones: (42) 3233-3365 / (42) 8403-1645

terça-feira, 27 de março de 2012

A missão integral

Osmar Ludovico

A Teologia da Missão Integral foi articulada durante o Congresso Mundial de Evangelização realizado em Lausanne, na Suíça, em 1974. Chegou ao Brasil em 1983 por meio das principais palestras e publicações do Congresso Brasileiro de Evangelização.
Nesses últimos 30 anos vimos surgir entre nós uma Igreja de resultados com forte ênfase na mídia e de corte neopentecostal. A Igreja cresceu muito, mas sem muita consistência na reflexão teológica e na ética pessoal e social.

O que seria, então, a Missão Integral?
Deus criou o homem com uma tríplice natureza: corpo, alma e espírito. Na tradição hebraica e cristã esses três aspectos da natureza humana são absolutamente inseparáveis e interligados. Corpo, alma e espírito se interpenetram e formam uma unidade.
Muitas vezes usamos a expressão “salvar almas”.Trata-se de um equívoco, pois as Escrituras nos afirmam que todos ressuscitarão e a vida eterna será vivida no corpo. O corpo é tão importante que até mesmo Deus se esvaziou e assumiu a forma humana em Cristo Jesus.
Assim, a Igreja é chamada a proclamar o Evangelho a todo homem e ao homem todo, em todo lugar. É chamada a espalhar as boas novas da salvação, mas também trazer alívio ao que sofre e buscar para ele justiça e meios de uma vida digna.
Em Mateus 4.23-24 lemos: “Percorria Jesus toda a Galiléia ensinando nas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades entre o povo. E a sua fama correu por toda a Síria; trouxeram-lhe, então, todos os doentes, acometidos de várias enfermidades e tormentos: endemoninhados, lunáticos e paralíticos. E ele os curou.” Jesus Cristo ministrou ao homem todo, na sua dimensão espiritual, mental e física. Ele não só pregava o Evangelho como também ensinava, isto é, explicava e expunha a Palavra. Ele também libertava da patologia espiritual as vítimas de possessão, (endemoninhados), curava os doentes mentais (lunáticos) e ainda os acometidos de enfermidades físicas (paralíticos).
Quando o homem e a mulher pecaram no Jardim do Éden, eles perderam a saúde espiritual, psíquica e física. Jesus Cristo vem para salvar e restaurar o homem em todas as dimensões, revertendo os efeitos da queda. Ele faz isso por meio da Sua encarnação, da Sua morte na cruz e da Sua ressurreição.
Assim, não se trata só de salvar almas, mas de salvar homens e mulheres na sua integralidade, seu ser completo. A missão de Cristo, cuja proclamação Ele confiou à Sua Igreja, é a de resgatar o homem todo.
Em Lucas 4.18 lemos: “O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres e enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos.” Aqui também Jesus Cristo, no início de Seu ministério, define Sua missão: evangelizar, libertar e curar. Os pobres são os destituídos de condições mínimas de subsistência. Os cativos são as vítimas de sistemas injustos e opressores e os cegos aqueles acometidos de enfermidades físicas.
Jesus Cristo multiplica pães para atender os famintos, cura os enfermos, expulsa demônios e anuncia a salvação. Seu ministério envolve a biologia, o psiquismo e espírito humano.
Somos chamados por Cristo a nos envolver com a humanidade minorando seu sofrimento por meio de ações humanitárias, promovendo o desenvolvimento, buscando a justiça. Em todas essas circunstâncias anunciamos o arrependimento e a fé em Cristo para a salvação eterna.
A Igreja certamente tem um papel fundamental no nosso país como instrumento de transformação, desenvolvimento e justiça, por uma evangelização acompanhada de ações sociais, educacionais e de cidadania, restaurando o homem brasileiro em todas as suas dimensões.
Outro lado dessa mesma questão é a afirmação das Escrituras de que a fé sem obras é morta. Somos chamados a crescer na vida espiritual, nas disciplinas da oração e leitura bíblica, a nos envolver com a missão de Cristo e a praticar boas obras de justiça. As boas obras que Deus espera que pratiquemos dizem respeito a ouvir o clamor dos que sofrem, ir ao encontro deles, levando alívio e esperança, e também buscando para eles justiça e dignidade.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Nossas obras passarão pelo fogo...

         
Nossas obras passarão pelo fogo…Um dos maiores males da humanidade é a vaidade, o orgulho. Muitos se perdem no meio do caminho por terem essa vaidade escondida atrás de uma falsa intelectualidade, uma falsa sabedoria.
Vejo que algumas pessoas ao tentarem se aprofundar em estudar teologia se perdem no meio do caminho. Primeiro porque Teologia não é algo a ser estudado sem a prática. Ou seja, como um biólogo pode se especializar, ser mestre ou doutor em determinado tipo de animal, fungo, ou planta, se não estiver em profundo contato com este animal, fungo ou planta?
Como alguém pode dizer estudar teologia, se não gastar horas com o “objeto” de seu estudo, DEUS. Sem um bom tempo de oração, meditação na palavra de Deus, de nada vale ler livros de teologia sistemática, história da igreja, hermenêutica ou homilética. Será apenas alguém que leu sobre este assunto e não alguém que SABE o que é isto, que VIVE isto.
Por causa disto muitos se perdem. Distanciaram tanto da prática e acham que sabem o que devem fazer. Vejo isso em grande parte dos pastores que conheço.
Muitos querem defender sua opinião e não estão abertos para aprender nada uns com os outros. Assim acontece entre calvinistas e arminianos. Como se fossem inimigos… Porém muitos destes sequer sabem no que acreditam, pois não aprofundaram nas Escrituras para conhecer muito mais a Deus, e ter uma vida de piedade e santidade. Estão mais preocupados em atacar uns aos outros do que viver o evangelho.
Muitos dos pequenos vos precederão no Reino dos Céus. Será que é daqueles que conhecem, dos estudiosos ou dos intelectuais os primeiros lugares no Reino de Deus? É certo que não. Mas daqueles que obedecem a palavra de Deus, que cuidam da viúva e do órfão, que ajudam os pobres, que amam ao seu próximo como a si mesmos, daqueles que vivem buscando ser imitadores de Jesus.

Será que você que lê esse artigo não será cobrado também? Como você tem administrado aquilo que o Senhor tem colocado em suas mãos?
Um dia nos apresentaremos diante do Trono do Julgamento de Deus e as obras dos salvos passarão pelo fogo (I Co 3:9-15). Aquilo que foi edificado com palha, madeira e feno queimará, não sobrará nada. Ficará apenas o ouro, a prata e pedras preciosas. Como você tem vivido sua vida diante de Deus? Tem ajuntado palha? Seu tempo é dedicado a quê?
Espero que quando Jesus voltar, você não tenha apenas palhas em suas mãos. Não ajunte tesouros que não podem ser consumidos pelo fogo.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Carnaval, tempo de... RETIRO ESPIRITUAL!

À dois dias atrás entramos no mês de fevereiro e dentro do contexto deste mês temos dois extremos, de um lado a maioria dos brasileiros se preparam para a festa de carnaval e do outro a maioria dos cristãos estão cuidando dos últimos preparativos para o RETIRO ESPIRITUAL.

Há quanto tempo você não faz ou participa de um Retiro Espiritual?

O Retiro Espiritual, como o nome o sugere, é um tempo de retirar-se das ocupações cotidianas, dos nossos ambientes de convivência, das distrações e barulhos do mundo para nos ocuparmos com a salvação de nossa alma: “O que adianta alguém ganhar o mundo inteiro, mas perder a vida verdadeira? Pois não há nada que poderá pagar para ter de volta essa vida.” (Mateus 16.26).
O período de férias ou feriadão é um momento especial para fazermos um retiro espiritual. Nestes momentos é que temos a oportunidade de nos conhecermos melhor e até de descobrir novos dons.
Cada igreja tem uma forma de organizar o retiro, mas o que importa é que a essencia é a mesma: JESUS!
Procure saber se sua igreja já abriu incrições para o Retiro de carnaval, se a resposta for positiva, não perca tempo e nem mesmo hesite em fazer a sua inscrição, tenho certeza que você jamais se arrependerá de sair do conforto do seu lar para estar junto do povo de Deus em algum lugar distante da cidade.
Lembre-se: Uma vez que formos iluminados pela luz de Deus, nós perceberemos que as coisas que considerávamos boas, gloriosas e excelentes são coisas vergonhosas e tolas.

Deus abençoe a todos vocês.

NOSSA MAIOR NECESSIDADE


Se nossa maior necessidade fosse de informação, Deus teria enviado um pedagogo.
Se nossa maior necessidade fosse de tecnologia, Deus teria enviado um cientista.
Se nossa maior necessidade fosse de entretenimento, Deus teria enviado um artista.
Se nossa maior necessidade fosse de dinheiro, Deus teria enviado um economista.

MAS como NOSSA MAIOR NECESSIDADE era de PERDÃO, DEUS ENVIOU Um SALVADOR.”